metropoles.com

Bolsonaro sinaliza que pode recuar e não extinguir Ancine

Presidente disse que não teria problemas em mudar de posicionamento para preservar empregos do setor audiovisual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sinalizou, nesta sexta-feira (02/08/2019), que pode recuar da intenção de extinguir a Agência Nacional de Cinema (Ancine). Segundo o chefe do Executivo, o assunto ainda está em estudo no Ministério da Cidadania e que não teria problema em mudar de posicionamento para preservar empregos no setor audiovisual.

“Se recuar, recuo. Quantas vezes vocês falam que eu recuei? Tem a questão do audiovisual que emprega muita gente, tem de ver por esse lado”, disse, enquanto deixava o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro informou que o ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentou desenho inicial de projeto de reestruturação da agência reguladora que considera adotar a Lei Rouanet no financiamento de produções. Na proposta, também é reavaliada a composição do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A dotação orçamentária é de R$ 724 milhões neste ano.

“Eu conversei com o ministro Paulo Guedes [da Economia] de redirecionar. Se for para extinguir imposto, extingue. Acho que o Estado teria muito mais inteligência para dar uma nova direção”, defendeu.

Na ocasião, o presidente voltou a criticar o filme Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini. Em tom de brincadeira, o chefe do Executivo disse que assistiria ao filme se ele tivesse sido produzido há 40 anos, quando era jovem.

“Não é apenas a Bruna Surfistinha. Se fosse [produzido] 40 anos atrás, eu estava vendo o filme. Mas hoje não vou ver, fica tranquilo. O que não pode é dinheiro público para esse tipo de filme”, afirmou. “Não é censura. Não estou falando que vou censurar isso ou aquilo, não tenho poder para isso. Mas com dinheiro público, não”, enfatizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?