metropoles.com

Bolsonaro “se orgulha de sua homofobia”, diz manual para diplomacia

Texto foi elaborado por fundação vinculada ao Itamaraty e é voltado a candidatos à carreira diplomática

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Itamaraty
1 de 1 Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um manual para candidatos à diplomacia brasileira utilizou o nome do futuro presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), de forma crítica. A Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, publicou o volume História do Brasil, do professor e pesquisador João Daniel Lima de Almeida, no qual um dos títulos trata Bolsonaro como uma pessoa que “se orgulha de sua homofobia”. A informação é do jornal O Globo.

A publicação, em destaque no site do órgão do Itamaraty, foi lançada em 2013, sob a gestão do chanceler Antonio Patriota, durante o governo Dilma Rousseff, mas ainda é um guia recomendado aos pretendentes à carreira diplomática. O livro é vendido a R$ 31, mas a edição digital é gratuita.

De acordo com a reportagem, quando trata da era petista, o autor opina sobre o comportamento e o desprestígio das Forças Armadas: “Sua influência no cenário político de hoje é quase nula”. Almeida, então, resolve citar Bolsonaro.

“O clube militar que motivou a República, o tenentismo e debateu a questão do petróleo nos anos 50 é retratado hoje como uma máquina do tempo, nostálgica e excêntrica. O principal defensor dos interesses castrenses no Congresso é um zelota do porte de Jair Bolsonaro, que se orgulha de sua homofobia”, diz um trecho. “Não poderiam estar em pior situação desde o período regencial. Por terem se descolado do resto da sociedade desde o final do Regime Militar, foram relegados à irrelevância, posição profundamente perigosa em um país com pretensões internacionais de potência”, completa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?