Bolsonaro se esquiva de responder Guedes: “Posso falar do AI-38”
O ministro criticou discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que não era para se assustar caso pedissem “novo AI-5”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se esquivou de comentar declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que não era para se assustar com pedidos de “um novo AI-5”. A fala do chefe da pasta foi feita nos Estados Unidos, durante uma entrevista coletiva, ao criticar o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao deixar o Palácio da Alvorada nesta terça-feira (26/11/2019), o presidente disse a jornalistas que falaria somente do AI-38, ao se referir ao número do partido que pretende formar para disputar as próximas eleições.
“Eu falo de AI-38. Quer falar de AI-38? Eu falo agora contigo aqui. Aí está o meu número, pô! Meu número”, disse Bolsonaro.
Assinaturas digitais
O chefe do Palácio do Planalto afirmou estar confiante de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai liberar, nesta terça-feira à noite, a coleta de assinaturas por meio eletrônico. Se isso ocorrer, Bolsonaro disse que o novo partido – Aliança pelo Brasil – deverá disputar as eleições municipais.
“A expectativa é favorável. Se for, o partido vai participar das eleições municipais aí no ano que vem”, disse o presidente.
A Corte vai decidir se assinaturas eletrônicas são válidas para a criação de um partido – o que vai definir se a nova sigla de Bolsonaro poderá disputar as eleições de 2020 – e vai julgar, ainda, duas ações que pedem a cassação da chapa do presidente nas últimas eleições.