metropoles.com

Bolsonaro ri de pesquisa Datafolha que o comparou a Lula e Dilma

O presidente foi considerado menos inteligente do que seus antecessores e usou o Twitter para se manifestar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais para fazer piada com um dado apontado pela última pesquisa Datafolha, que avaliou seu primeiro trimestre no governo.

O chefe do Executivo Federal comentou a percepção da população sobre a inteligência do presidente, se comparada a períodos similares dos primeiros governos Lula (2003-2006) e Dilma (2011-2014).

Segundo a pesquisa, 69% dos brasileiros consideravam Lula muito inteligente no início de seu mandato, contra 24% que discordavam. Dilma era percebida positivamente por 85% da população, e 9% achavam o contrário.

Bolsonaro, por sua vez, é considerado capaz por 58% dos brasileiros, enquanto 39% da população o percebe como pouco inteligente.

Bolsonaro postou um print com o dado e fez chacota: “Kkkkkkkk”. Pouco antes do tuíte, abordado sobre os dados na saída do Palácio da Alvorada, ele respondeu ao jornal Folha de S. Paulo: “Datafolha? Não vou perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha, que diz que eu ia perder para todo mundo no segundo turno”.

A pesquisa Datafolha mostrou as percepções do povo brasileiro sobre os primeiros três meses de gestão Bolsonaro – e comparou a dados coletados nos primeiros trimestres de todos os presidentes desde Fernando Collor (1990-1992).

 

Pior avaliação
As informações coletadas pelo instituto mostram que 32% da população considera o novo governo ótimo ou bom, faixa similar aos que consideram regular (33%) e ruim ou péssimo (30%). Collor teve uma gestão considerada positiva por 36% da população, enquanto seu vice, Itamar Franco, conseguiu 34% de aprovação no início de seu mandato.

O presidente Fernando Henrique Cardoso teve seu primeiro trimestre no cargo avaliado como ótimo ou bom por 39% dos brasileiros, enquanto Lula atingiu 43% de aprovação. A sucessora do petista, Dilma Rousseff, registrou um início de gestão bem avaliado por 47% da população.

A expectativa em relação à gestão, no entanto, mostra cenário um pouco diferente: de FHC, 48% da população esperava um bom governo, contra 59% que acreditam em Bolsonaro. O resultado, no entanto, ainda é inferior à avaliação que Lula (76%) e Dilma Rousseff (77%) tiveram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?