metropoles.com

Bolsonaro recebe do chanceler dos EUA convite para encontro com Trump

Ministro norte americano pediu que Bolsonaro coopere com a questão da crise na Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DE CARGO DE QUATRO MINISTROS DO NOVO GOVERNO.
1 de 1 CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DE CARGO DE QUATRO MINISTROS DO NOVO GOVERNO. - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Depois de participar da transmissão de cargo a quatro novos ministros no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro recebeu representantes de quatro países, nesta quarta-feira (2/1).

O presidente de Portugal, Marcelo de Sousa, ao fim do encontro, definiu a reunião como positiva e disse que não levou conselhos ao presidente do Brasil e sim, tratou de acordos bilaterais entre os países. Um deles foi sobre o respeito à comunidade brasileira em Portugal e à portuguesa, no Brasil.

O presidente de Portugal destacou a Bolsonaro a importância de um acordo bilateral, também entre os blocos econômicos: União Europeia e Mercosul.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que, no encontro com o ministro das relações exteriores dos Estados Unidos, Mike Pompeo, foi discutida a importância do Brasil para a política externa norte-americana. Na ocasião, foi mencionado que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deseja receber Jair Bolsonaro em Washington e também visitar o Brasil.

Na mesma nota, foram citados os temas que devem ser aprofundados na relação entre os dois países: comércio, educação, segurança e defesa. Além disso, o ministro norte-americano pediu que Bolsonaro coopere com a questão da crise na Venezuela.

Segundo o Planalto, Bolsonaro correspondeu ao pedido e disse que também se preocupa com o assunto e com a estabilidade da América do Sul.

Em relação à questão da migração, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que pretende anular a adesão do Brasil ao Pacto Global Sobre Migrações.

O presidente Bolsonaro também se encontrou com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, e o vice-presidente do parlamento chinês, Ji Bingxuan. Todas as reuniões foram separadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?