metropoles.com

Bolsonaro provoca Macron sobre incêndios na Austrália

Presidente endossou, na primeira live do ano, as alfinetadas de seu ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ao presidente francês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrew Merry/Getty Images
Aerial view of Fire, Forest Fire, Bushfire in valley, Blue Mountains, Australia
1 de 1 Aerial view of Fire, Forest Fire, Bushfire in valley, Blue Mountains, Australia - Foto: Andrew Merry/Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) repetiu, nesta quinta-feira (02/01/2019), as cobranças de seu ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), de um posicionamento do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre os incêndios na Austrália. Durante a primeira live do ano em seu Facebook, ele provocou: “O Macron falou alguma coisa até agora?”.

“Ele falou em colocar em dúvida a soberania da Austrália?”, ironizou o presidente. Bolsonaro também voltou a citar a ativista sueca Greta Thunberg, cobrando posicionamento também dela, que chamou de “menina pequenininha” e, novamente, de “pirralha“.

Segundo Bolsonaro, ele autorizou os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores a enviar ajuda financeira para que a Austrália possa conter os incêndios. “O pouco que temos estamos colocando para ajudar. Quando foi aqui, até pelo nosso tamanho, qualquer ajuda não é o suficiente, mas nos conforta, então o Brasil acabou de fazer o mesmo.”

Ministro
Onyx fez as cobranças também nesta quinta-feira (02/01/2020), via Twitter, inclusive em francês. Na rede social, ele lamentou a “perda de vidas” com os incêndios na Austrália, mas disse ser preciso “registrar o silêncio ensurdecedor” de Macron e da “Europa verde”.

O ministro de Bolsonaro também acusou Macron de “capitanear” a propagação de “fake news”. “O silêncio de  Macron e dos verdes europeus é a prova de que nunca se tratou de preservação ambiental, e sim de ideologia e mentiras”, escreveu ele.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?