metropoles.com

Bolsonaro: país só terá Forças Armadas na rua com isenção de pena

Presidente diz a militares que não vai decretar operações de Garantia da Lei e da Ordem se excludente de ilicitude não passar no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro é acusado de desmontar a comissão
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro é acusado de desmontar a comissão - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o projeto de lei que isenta de eventuais punições membros das Forças Armadas e agentes de segurança, como policiais civis e militares, que atuam em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs). Em palestra para militares no Rio de Janeiro (RJ) neste sábado (23/11/2019), o mandatário da República assinalou: “Seria, no meu entender, irresponsabilidade se nós não buscássemos essa retaguarda jurídica aos nossos profissionais”.

O chefe do Executivo nacional disse que o país não terá essa garantia enquanto o projeto não passar pelo Congresso. “Caso aprovado, nós podemos falar em GLOs. Até lá, não. Nós queremos que o nosso profissional cumpra a missão e ao final retorne à sua unidade ou a sua residência em paz;, que não fique preocupado em receber a visita de um oficial de Justiça”, pontuou o titular do Palácio do Planalto em palestra na Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

A trajetória do projeto no Congresso, porém, não deve ser fácil, porque mesmo os partidos que se aliam a Bolsonaro em alguns temas já demonstraram resistência.

As operações de Garantia da Lei e da Ordem têm sido adotadas nos últimos anos para enfrentar situações como a crise de segurança no Rio de Janeiro. Em julho do ano passado, o então presidente Michel Temer (MDB) decretou uma GLO no Estado, que ficou em vigor até o dia 31 de dezembro.

Desde o início do ano, o mandatário brasileiro decretou apenas uma GLO, para ajudar a combater os incêndios na Amazônia. Nessa operação, não ocorreram confrontos entre militares e “foras da lei”.

Parte da fala do presidente foi postada no Twitter pelos canais oficiais:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?