metropoles.com

Bolsonaro manda recado a Maia e diz que há “outros nomes” para Câmara

Presidente eleito também declarou que legislação trabalhista será preservada e que futuro indicado ao MRE deve sair nesta quarta-feira (14)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse, em entrevista à TV Record nesta quarta-feira (14/11), que vai avisar ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que há “outros candidatos” à vaga de presidente da Casa. Maia tenta costurar sua reeleição e vincula o apoio formal do DEM ao futuro governo a esse apoio.

Em entrevista à TV Record, Bolsonaro disse, ainda, que vai pedir ao presidente da Câmara que faça um esforço para aprovar a Medida Provisória (MP) que prevê a destinação de recursos de loterias federais para a Segurança Pública.

“Rodrigo tem seus interesses, eu tenho os meus. Nós não vamos interferir nas eleições para a mesa como um todo, até porque não nos reunimos com a bancada. Esse é o recado que vou por para Maia [no café da manhã que os dois tiveram em Brasília, na manhã desta quarta-feira]. Existem outros candidatos também, muito bons, se lançando”, disse Bolsonaro na entrevista à Record. “Vamos esperar a bancada, afinal de contas o presidente não pode se envolver diretamente nessa questão. Isso não é bom para o Brasil”, completou.

Os dois se encontraram nesta manhã por cerca de uma hora no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, onde se concentra a equipe do governo. Maia chegou por volta das 8h30 para um café e deixou o prédio cerca de uma hora depois. Bolsonaro acompanhou Maia até a saída, mas nenhum dos dois falou com a imprensa.

Segundo Bolsonaro, a aprovação da MP é um pedido de Sérgio Moro, que vai assumir o futuro Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Se não aprovar, Moro começa sem recursos para fazer o que quer, que é o combate à corrupção e ao crime organizado”, disse o presidente eleito, que está em Brasília e se reunirá com Maia.

Além de novos recursos para a segurança pública, o encontro também deve tratar sobre a aprovação de novos gastos para o governo futuro, a exemplo do que aconteceu com o aumento para o Judiciário, aprovado na semana passada. “Temos que entender que estamos no mesmo barco”, disse Bolsonaro.

Na entrevista, Bolsonaro também disse que pode anunciar ainda nesta quarta (14/11) o escolhido para o Ministério das Relações Exteriores. “Talvez tenhamos aí um jovem ministro” para a pasta, disse o presidente eleito, informando que conversou duas vezes com o pretendente. Em entrevista à Rádio Eldorado, o vice-presidente eleito, General Mourão, colocou o secretário-geral das Relações Exteriores, Marcos Galvão, entre os possíveis indicados. Além dele, os embaixadores Luís Fernando de Andrade Serra e José Alfredo Graça Lima também são cotados para o cargo.

Questionado sobre a reunião dos governadores, que acontece nesta quarta em Brasília, Bolsonaro disse que ficou sabendo do encontro apenas “depois que a reunião já tinha sido marcada”, mas que irá participar. “Sei que eles têm suas demandas, vamos passar elas para a nossa equipe econômica. O que eles querem nós queremos”, avaliou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?