metropoles.com

Bolsonaro editará MP para combater fraudes na Previdência

Informação foi dada por secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho: mais de 2 milhões de benefícios serão auditados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
1069491-df_mcamg__abr_16.03.2017-2971
1 de 1 1069491-df_mcamg__abr_16.03.2017-2971 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes de promover adequações na proposta da reforma da Previdência a ser encaminhada à apreciação do Congresso Nacional, o governo federal prepara uma medida provisória (MP) específica para combater fraudes na aposentadoria dos brasileiros. A União também fará uma devassa nos benefícios.

O secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, afirmou nesta quarta-feira (9/1) que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai assinar a MP até a próxima segunda (14). Segundo ele, o objetivo é fazer um pente-fino em mais de 2 milhões de benefícios concedidos no país.

O projeto combate as fraudes, aperfeiçoa os mecanismos de concessão de benefícios e atende uma preocupação de todo país

Rogério Marinho, secretário especial da Previdência Social

Ele explicou que o governo planeja realizar mutirões para avaliar a legalidade de benefícios como pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão e aposentadoria rural, com a maior celeridade possível.

“Esses 2 milhões de benefícios precisam ser auditados porque há indício de ilicitude, o que não significa que sejam ilícitos. Por isso, a necessidade dessa espécie de mutirão para zerarmos esse estoque”, comentou o secretário.

Economia
A medida, de acordo com Marinho, também pode representar uma “economia significativa” aos cofres públicos: na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tinha estimado algo em torno de R$ 20 bilhões por ano.

O governo tem pressa em resolver a questão. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (9/1), durante reunião entre o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), e os ministros Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni (Casa Civil), além do secretário especial da Previdência. Embora eles não tenham fechado o texto da MP, definiram que ela será publicada na próxima segunda-feira (14), conforme informou Rogério Marinho.

“Essa MP atende uma preocupação da sociedade como um todo e de forma particular do governo, de fazer o seu dever de casa antes de fazer a reforma da Previdência”, disse Marinho. Ele explicou ainda que o texto autorizará uma espécie de bônus aos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em idade para se aposentarem: a ideia é que eles adiem a aposentadoria e permaneçam nos quadros do órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?