metropoles.com

Bolsonaro discutirá com Araújo convocação de representante no Irã

Nessa segunda-feira, a encarregada de Negócios do Brasil em Teerã foi chamada para prestar esclarecimentos sobre posicionamento do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
jair bolsonaro
1 de 1 jair bolsonaro - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta terça-feira (07/01/2020) que pretende conversar com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, antes de tomar qualquer atitude em relação à convocação da encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes.

De acordo com o MRE, nessa segunda-feira (06/12/2020), Maria Cristina foi convocada pela chancelaria iraniana para prestar esclarecimentos sobre o posicionamento do Brasil em relação ao assassinato do principal general iraniano, Qassim Suleimani, em um ataque ordenado pelo governo dos Estados Unidos.

“Estou aguardando o que haverá após essa convocação. Nós repudiamos terrorismo em qualquer lugar do mundo e ponto final. É um direito deles como é o meu também”, afirmou o presidente, sem deixar claro que atitude tomará sobre as relações com o país do oriente médio.

“Temos o comércio com o Irã. O Ernesto [Araújo] está fora do Brasil. Chegando aqui, vou conversar com ele. Não costumo conversar de certos assuntos sem antes ouvir o ministro”, destacou.

Bolsonaro terá uma reunião com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, na manhã desta terça-feira (07/01/2020). No entanto, não disse se estará entre os assuntos a serem tratados os riscos em relação ao posicionamento do Brasil sobre o ataque norte-americano.

“Tem certas coisas que eu não posso falar. Quando a Dilma [Rousseff] aqui não aceitou as credenciais do embaixador de Israel, eu não vi nada na imprensa. Quero saber uma coisa: o Irã adotou alguma medida contra nós? Eu acho que não”, comentou.

O presidente disse não temer que esse episódio prejudique a relação comercial do Brasil. “Nós temos que ter a capacidade de antecipar os problemas”, disse Bolsonaro, citando a reunião sobre o preço dos combustíveis realizada na tarde dessa segunda-feira (06/01/2020).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?