metropoles.com

Bolsonaro critica Datafolha e compara com pesquisa anterior à eleição

Pesquisa criticada por Bolsonaro é do final de setembro e mostra possíveis resultados do segundo turno. Mês depois, Datafolha quase acertou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: Andre Borges/Especial para o metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi às redes sociais, no início da tarde desta segunda-feira (02/09/2019), para criticar as pesquisas do instituto Datafolha divulgadas nesta segunda-feira (02/09/2019). Com o novo resultado do instituto, que aponta aumento na reprovação do atual governo, Bolsonaro citou pesquisa de setembro do ano passado, um mês antes das eleições de segundo turno, para justificar a sua desconfiança sobre os resultados.

“Segundo o mesmo Datafolha que diz que eu seria derrotado se as eleições fossem hoje, eu perdi as eleições de 2018. Muito confiável”, escreveu o presidente, junto à manchete “Datafolha: Haddad dispara e vence com 45% no segundo turno”, publicada no site oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no dia 28 de setembro do ano passado.

À época, o Datafolha apontava, a nove dias do primeiro turno da eleição presidencial, Bolsonaro em primeiro lugar na corrida presidencial, com 28%, e Fernando Haddad (PT) em segundo, com 22%. Nas simulações do segundo turno, contudo, o atual mandatário seria derrotado em qualquer ocasião.

Em pesquisa divulgada um dia antes das eleições de segundo turno, o instituto apontava Bolsonaro como favorito para a disputa contra o petista Haddad. Enquanto o atual presidente teria 47% dos votos, suficiente para ganhar as eleições, o opositor ficaria com 39%. O resultado final das eleições apresentou uma diferença pouco maior, com Bolsonaro se elegendo com 55% dos votos.

Nova pesquisa
A reprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) entre os brasileiros chegou a 38% neste mês de acordo com pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (02/09/2019). Em julho, a proporção daqueles que desaprovavam o chefe do Executivo era de 33%.

Enquanto isso, a aprovação de Bolsonaro caiu dentro da margem de erro da pesquisa. Segundo o levantamento, passou de 33% em julho para 29% neste mês. A avaliação regular ficou estável: saiu de 31% para 30%.

Com a divulgação de resultados que demonstram negatividade para a atual gestão, o presidente tem aproveitado a segunda-feira para alegar a veracidade das pesquisas. Mais cedo, antes da publicação nas redes sociais, Bolsonaro questionou se alguém ainda acredita no instituto. “Você acredita em Papai Noel?”, perguntou a jornalistas.

Ao ser questionado sobre momentos em que concordou com dados do Datafolha, como na época em que uma pesquisa apontou rejeição da população ao garimpo em terras indígenas, o presidente explicou que o instituto tende a fazer a coisa certa quando o assunto não se refere à política. “De vez em quando, quando a pesquisa não é política, há uma tendência de fazer a coisa certa. Há uma tendência”, apontou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?