metropoles.com

Bolsonaro compara economia a um transatlântico: “É devagar recuperar”

O presidente reconheceu a lenta retomada do crescimento econômico brasileiro e reclamou das manchetes de jornais que retratam o momento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: JP Rodrigues / Metrópoles

Ao comentar o crescimento discreto do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no 2º trimestre de 2019, na ordem de 0,4%, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) reconheceu que o bom desempenho da economia é retomado de forma lenta e comparou o movimento a um transatlântico.

“Lógico que é lento. A economia é igual a um transatlântico, não é de uma hora para a outra. Até a nossa casa, quando o pessoal está endividado, é complicado, é devagar recuperar”, disse Bolsonaro, em entrevista na porta do Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira (30/08/2019).

O presidente exibiu jornais aos repórteres e reclamou do tom das matérias. Segundo Bolsonaro, os números são positivos e serão melhores porque ainda não refletem o pagamento de parte do 13º salário e a permissão de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“Agora, de bom nesses números é porque vêm em cima de investimento e não de consumo. O consumo vai vir um pouco no crescimento com a antecipação do 13º do INSS e a questão também do FGTS. E vai ter um crescimento um pouco de fogo de palha. Quem diz isso são os economistas, não sou eu, porque eu não entendo nada de economia”, disse o presidente.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro cresceu 0,4% no 2º trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2019 totalizou R$ 1,780 trilhão. O resultado ficou um pouco acima do esperado pelo mercado.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. De acordo com o IBGE, a alta foi puxada, principalmente, pelos setores da indústria (0,7%), serviços (0,3%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?