Bolsonaro começa a ingerir líquidos, mas alimentação segue na veia
Boletim médico informa que o presidente tem “boa evolução clínica, com melhora acentuada dos movimentos intestinais”. Sonda foi retirada
atualizado
Compartilhar notícia
O boletim divulgado nesta sexta-feira (13/09/2019) pela equipe do Hospital Vila Nova Star informa que os médicos retiraram a sonda nasogástrica do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e que ele começou a ingerir líquidos. No entanto, a alimentação continua diretamente na veia.
De acordo com o documento, o chefe do Executivo apresenta “boa evolução clínica, com melhora acentuada dos movimentos intestinais”. Bolsonaro permanece sem dor e sem febre. Apesar da melhora, as visitas continuam restritas.
Assinam o boletim Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo (cirurgião-chefe), Leandro Echenique (clínico) e Antônio Antonietto (diretor médico do Hospital Vila Nova Star), além de Ricardo Peixoto Camarinha, médico da Presidência da República.
No último domingo (08/09/2019), o presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia. Essa foi a quarta intervenção relacionada ao atentado. O procedimento durou aproximadamente cinco horas.
Devido a complicações no quadro de saúde, na quarta-feira (11/09/2019), os médicos suspenderam a alimentação por via oral do presidente e colocaram uma sonda para alimentação direta na veia. O motivo teria sido uma distensão abdominal. Nesta sexta (13/09/2019), faz cinco dias que o chefe do Executivo se encontra no pós-operatório.
Confira o boletim médico na íntegra:
“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresenta boa evolução clínica. Permanece sem dor, afebril e com melhora acentuada dos movimentos intestinais. Foi retirada a sonda nasogástrica e reintroduzida a dieta líquida. Está mantida a alimentação parenteral (endovenosa). Continua com fisioterapia respiratória e motora, deambulando pelo corredor. As visitas seguem restritas.
Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Clínico e Cardiologista
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Ricardo Peixoto Camarinha – Médico da Presidência da República”