Bolsonaro cancela viagem a NY: ele receberia título de pessoa do ano
Em nota, ao justificar a desistência do presidente, o Planalto alegou pressão de grupos sobre as instituições que organizam o evento
atualizado
Compartilhar notícia
Após diversas polêmicas envolvendo a ida do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a Nova York (EUA), o chefe do Executivo nacional cancelou a viagem. No próximo dia 14, ele participaria de um jantar organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, onde seria homenageado como “Pessoa do Ano de 2019”.
Em nota, o Palácio do Planalto agradeceu a homenagem e, em seguida, confirmou o cancelamento. Conforme alegado, a desistência do presidente se deu devido à “pressão dos grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente”.
Confira a nota na íntegra:
O Presidente da República agradece a homenagem proposta pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, ao escolhê-lo “Personalidade do Ano de 2019”.
Entretanto, em face da resistência e dos ataques deliberados do Prefeito de Nova York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente, ficou caracterizada a ideologização da atividade.
Em função disso, e consultados vários setores do governo, o Presidente Bolsonaro decidiu pelo cancelamento da ida a essa cerimônia e da agenda prevista para Miami.
Gabinete do Porta-Voz da Presidência da República
Museu de Nova York
O Museu de História Natural de Nova York já havia comunicado que não sediaria o evento em homenagem ao presidente da República como “Pessoa do Ano”. A decisão foi publicada em uma conta oficial das redes sociais do museu.
“Com respeito mútuo pelo trabalho e pelos objetivos da nossa organização individual, decidimos conjuntamente que o Museu não é a locação ideal para o jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-EUA. Este tradicional evento será direcionado para outra locação em data e horário originais”, diz trecho do comunicado.
With mutual respect for the work & goals of our individual organizations, we jointly agreed that the Museum is not the optimal location for the Brazilian-Am. Chamber of Commerce gala dinner. This traditional event will go forward at another location on the original date & time.
— American Museum of Natural History (@AMNH) 15 de abril de 2019