metropoles.com

Bolsonaro afirma que conversa por telefone com Merkel foi “produtiva”

O presidente afirmou que, no contato, a chanceler alemã “reafirmou a soberania brasileira sobre a Amazônia”; Macron não foi citado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Twitter de políticos brasileiros
1 de 1 Twitter de políticos brasileiros - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) avaliou que o contato telefônico com a chanceler alemã Angela Merkel, na tarde desta sexta-feira (30/08/2019), foi “cordial e franco”, segundo informou a Presidência da República. No Twitter, o presidente classificou a conversa como “bastante produtiva”.

Por outro lado, durante o telefonema, Bolsonaro manteve o posicionamento conflituoso em relação ao presidente francês, Emmanuel Macron, com quem tem trocado farpas por meio de declarações públicas.

O diálogo ocorre depois que a Alemanha retirou o financiamento ao Fundo Amazônia e Bolsonaro ironizou a atitude, mandando “um abraço à querida Angela Merkel” e dizendo que o dinheiro poderia servir para reflorestamento do país dela.

Na mesma rede social, Bolsonaro afirmou que, a pedido do governo alemão, o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) foi mobilizado para avaliar a situação das queimadas na América do Sul.

Segundo o presidente, o satélite usado pelo Seae mostrou que houve decréscimo nas áreas de queimada entre janeiro e agosto de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. “O que prova o compromisso do nosso governo com a questão ambiental”, finalizou, no Twitter.

De acordo com uma nota enviada pelo Palácio do Planalto, o presidente agradeceu a Merkel pelos esforços dos países em colaborar com o Brasil no combate às queimadas na Amazônia e a atualizou sobre o atual cenário dos incêndios.

Além de reforçar que não abre mão da soberania brasileira no controle da floresta, o presidente da República reafirmou que seus conflitos com Emmanuel Macron são pessoais. Por conta das divergências entre os dois, o Brasil ainda não aceitou a doação de US$ 20 milhões oferecida pelo G7.

“[Jair Bolsonaro] deixou claro que em relação ao presidente Macron, da República Francesa, sua posição firme tem caráter pessoal em face dos ataques perpetrados por aquele chefe de Estado contra a sua pessoa e contra o nosso país”, diz o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?