metropoles.com

Bebianno: demissão de Santa Rosa foi “desrespeito” ao Exército

Saída do general da Secretaria de Assuntos Estratégicos foi motivada por descontentamentos na relação com o atual ministro Jorge Oliveira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
general maynard
1 de 1 general maynard - Foto: Reprodução

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno criticou o tratamento dado ao general Maynard Santa Rosa no governo. O militar comunicou sua demissão da Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão ligado à Secretaria-Geral, na segunda-feira (04/11/2019). Ele estava no cargo desde o início do ano.

“Recebi a notícia [da demissão] com indignação. Considero uma falta de respeito com as Forças Armadas. O general Santa Rosa não é um general qualquer. Ele é considerado uma unanimidade e o presidente sequer falou com ele. Considero uma falta de respeito com o Exército”, afirmou Bebianno, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Santa Rosa era o último secretário nomeado por Bebianno, primeiro ministro a perder o posto na Esplanada, ainda em fevereiro. Segundo a reportagem, a saída do secretário foi motivada por descontentamentos na relação com o atual ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira. Logo que assumiu o cargo, em junho, Oliveira afastou a secretária de Modernização do Estado, Márcia Amorim, também nomeada por Bebianno.

Para o ex-ministro, a demissão de Santa Rosa é “uma perda irreparável ao governo, pela sua capacidade de tocar a área estratégica”. “Isso deixa evidente que os interesses do Palácio do Planalto e do núcleo duro do governo estão longe de serem os mesmos interesses do Brasil”, afirmou, completando que, com o afastamento do general, “a burocracia, a mediocridade e o apadrinhamento saíram favorecidos”.

Questionado quem seriam os apadrinhados e quem os apadrinhariam, o ex-ministro Bebianno preferiu não mencionar nomes. “Até por uma questão ética. Mas o que chega ao meu conhecimento, à distância, e não sei até que ponto é procedente ou não, é que o pessoal do MDB e estariam ocupando diversos espaços ali na Secretaria-Geral da Presidência.”

Após deixar o governo e o PSL, Bebianno se filiou ao PSDB e se aproximou do governador de São Paulo, o tucano João Doria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?