metropoles.com

Avaliação negativa de Bolsonaro é maior que positiva pela primeira vez

Pesquisa mostra que 36% dos entrevistas estão insatisfeitos com a gestão do presidente. Outros 34% avaliam a gestão como ótima ou boa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 12/03/2019 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República do Paraguai, Senhor Mario Abdo BenítezPalácio do Planalto Local:  Palacio do Planalto
1 de 1 Brasília (DF), 12/03/2019 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República do Paraguai, Senhor Mario Abdo BenítezPalácio do Planalto Local: Palacio do Planalto - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem pela primeira vez uma avaliação negativa maior do que a positiva. A “reprovação” inédita do governo, com pouco mais de cinco meses de duração, foi mostrado pela pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (24/05/2019). Ao todo, 36% dos brasileiros consideram a gestão do pesselista ruim ou péssima.

A rodada extraordinária do levantamento mostra que o grupo de entrevistados que reprova a atuação do governo subiu 5 pontos percentuais, de 31% para 36%. Enquanto isso, os que avaliam a atual administração como ótima ou boa oscilaram de 35% para 34%.

Segundo a consultoria, a redução observada entre aqueles que consideram o governo regular pode ser explicada por um movimento de migração para uma opinião negativa sobre o presidente. A expectativa positiva com o restante do governo de Bolsonaro também diminuiu, de 51% para 47%.

Desde quando assumiu o Palácio do Planalto, Bolsonaro acompanha uma piora na avaliação positiva da gestão. Em janeiro, o presidente foi elogiado por 40% dos entrevistados. Os críticos eram 20%.

A atuação de Bolsonaro no Congresso também está mal avaliada. Apenas 4% dos entrevistados acreditam ser “satisfatória” a execução dos objetivos do governo no Parlamento. Enquanto 35% afirmam que a agenda tem prosseguido lentamente por culpa do governo e do Congresso. Outros 30% creditam o ritmo lento à atuação apenas do Congresso e 20% culpam só o governo Bolsonaro.

A pesquisa XP/Ipespe ouviu mil pessoas nos dias 20 e 21 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?