metropoles.com

Atos pró-Lula em Porto Alegre (RS) devem reunir 50 mil. Confira agenda

Segundo organizadores, 225 caravanas confirmaram presença na capital gaúcha durante julgamento do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os organizadores de manifestações a favor do ex-presidente Lula esperam a participação de cerca de 50 mil pessoas durante os atos marcados para a próxima semana em Porto Alegre (RS), cidade onde ocorrerá o julgamento dos recursos apresentados pelo petista contra sua condenação, em primeira instância, no âmbito da Operação Lava Jato. A ex-presidente Dilma Rousseff é presença confirmada em um dos eventos e a organização avalia a possibilidade de comparecimento do próprio Lula à cidade para as manifestações.

Na quarta-feira (24/1), a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julga recursos da defesa do ex-presidente e do Ministério Público Federal (MPF) referentes ao caso do triplex do Guarujá (SP). Os advogados querem a absolvição do ex-presidente, condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público quer o aumento da pena. Lula é acusado de favorecer a OAS em contratos com a Petrobras em troca de propina.

Nesta semana, no entanto, uma extensa agenda de manifestações deve ocupar as ruas da capital gaúcha. Segundo o Partido dos Trabalhadores, 225 caravanas estão confirmadas para acompanhar o julgamento em Porto Alegre. Há grupos até de outros países, como Argentina e Uruguai.

A primeira atividade ocorre no sábado (20), quando chega a Porto Alegre o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST). O objetivo do grupo era montar residência no Parque Harmonia, o que foi proibido pela Justiça Federal. Segundo a secretária de Comunicação do PT-RS, Eliane Silveira, o local onde os manifestantes vão se instalar ainda está sendo definido.

Os atos continuam na segunda (22), com palestras e discussões no prédio da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS). Na manhã do dia 23, a ex-presidente Dilma Rousseff é presença confirmada no ato “Mulheres pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato”.

Vigília
Durante o dia, várias atividades serão realizadas e, às 20h, iniciará uma marcha em defesa do ex-presidente. A partir das 21h do dia 23, os manifestantes fazem uma vigília que deve continuar até o fim do julgamento. O local do ato ainda está sendo definido entre PT-RS, Polícia Militar e Ministério Público.

Outro tópico ainda em fase de definição é a presença do ex-presidente Lula em alguma das manifestações gaúchas da próxima semana. Segundo os organizadores, a defesa do petista ainda define se a ida dele a Porto Alegre é uma boa ideia.

O ex-presidente também é esperado em outra manifestação, no dia 24, que será realizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Avenida Paulista, em São Paulo. Em conjunto com Porto Alegre, as duas cidades vão concentrar os maiores atos em defesa de Lula.

Segurança
Mesmo com todas as manifestações definidas, o esquema de segurança para o dia do julgamento ainda não foi divulgado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, as informações devem ser repassadas à imprensa na próxima segunda (22).

A Pasta, no entanto, definiu a convocação de policiais militares do interior do estado para atuação durante o julgamento na capital. Serão convocados PMs das cidades de Santa Maria (RS) e Passo Fundo (RS). O acesso às proximidades da sede do TRF-4 será restrito. Os servidores do prédio que não estão envolvidos com o caso de Lula estarão liberados do trabalho na data.

Confira a agenda completa de manifestações pró-Lula em Porto Alegre (RS):


22/1
10h às 17h – Diálogos Internacionais sobre Democracia
Local: Auditório da Fetrafi-RS – Rua Coronel Fernando Machado, 820

18h – Ato de Juristas e Intelectuais em Defesa da Democracia
Local: Auditório da Fetrafi-RS – Rua Coronel Fernando Machado, 820

23/1
9h30 às 12h30 – Mulheres pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato
Local: Auditório Dante Barone, Assembleia Legislativa do RS

14h – Ação Global Anti-Davos
Local: Auditório Dante Barone, Assembleia Legislativa do RS

16h – Atividades Culturais
Local: Tenda da Cultura no Largo Glênio Peres e Esquina Democrática

18h – Ato em Defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato
Local: Esquina Democrática

20h – Marcha em Defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato

21h – Vigília
Local: Anfiteatro Por do Sol

24/01
8h – Alvorada pela Democracia com os Cantadores do Povo
Local: Anfiteatro Por do Sol

8h30 – Vigília de acompanhamento do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4
Local: Anfiteatro Por do Sol

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?