metropoles.com

Astronauta Marcos Pontes será novo ministro da Ciência e Tecnologia

Confirmação foi feita pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, em sua conta no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal/ Reprodução
Marcos Pontes e Nasa
1 de 1 Marcos Pontes e Nasa - Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou nesta quarta-feira (31/10), por meio de sua conta no Twitter, o nome do astronauta Marcos Pontes como ministro da pasta da Ciência e Tecnologia.

Trata-se do quarto nome escolhido por Bolsonaro. Já estão confirmados Onyx Lorenzoni, na Casa Civil; o economista Paulo Guedes, no Ministério da Economia, que surgirá a partir da fusão das pastas do Planejamento, Fazenda e Indústria e Comércio; além de o general Augusto Heleno, que comandará a pasta da Defesa.

Perfil
Pontes é formado em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA), em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fez bacharelado em administração pública e mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia.

Sua carreira como astronauta é marcada pela participação em um projeto para plantar um feijão no espaço, com o objetivo de avaliar a germinação em ambiente diverso das condições que temos na Terra.

O tenente-coronel da reserva da FAB foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Nascido em Bauru, ele ficou conhecido nacionalmente em 2004, quando colocou para tocar em Marte uma música da banda capixaba Casaca para despertar o robô da Nasa.

É autor do livro O Menino do Espaço, no qual relata seu desejo de assumir postos de liderança na área de tecnologia no país, como a Presidência da Agência Espacial Brasileira, o comando da Aeronáutica, o Ministério da Defesa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ou o Ministério da Educação.

Pontes chegou a se candidatar a cargos eletivos, no entanto não chegou a vencer. Em 2014, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, pelo PSB. Depois de trocar de partido, saindo do PSB e indo para o PSL, chegou a ser cotado para vice de Bolsonaro, mas a legenda acabou fechando acordo com o PRTB, que indicou General Mourão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?