metropoles.com

As mensagens que comprometeram Abilio Diniz na 3ª fase da Carne Fraca

Empresário foi indiciado pela PF, na Operação Trapaça, por estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Abilio Diniz
1 de 1 Abilio Diniz - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) utilizou mensagens gravadas em um aplicativo por celular para indiciar o empresário Abilio Diniz, no âmbito da Operação Trapaça, desdobramento da Carne Fraca, por falsidade ideológica, estelionato e organização criminosa. O conteúdo foi divulgado pelo blog do Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Na força-tarefa desta segunda-feira (15/10), outros 42 investigados também foram indiciados, entre eles Pedro Andrade de Faria, o ex-diretor-presidente global da BRF, gigante do setor de carnes, também suspeito por crime contra saúde pública.

No relatório de 405 páginas, o delegado Mauricio Moscardi, da Polícia Federal em Curitiba, afirma que, a partir da análise de conversas por mensagens de e-mails e WhatsApp, “concluiu-se que a prática das condutas delitivas não se restringia ao círculo das equipes técnica e gerencial das fábricas da BRF”.

De acordo com a reportagem, o delegado cita, no relatório, uma conversa (confira acima) ocorrida em um grupo do Whatsapp, do qual faziam parte Pedro Faria, Abílio Diniz e José Carlos Reis de Magalhães Neto. O grupo, segundo a PF, foi criado em 12 de dezembro de 2014.

“O contexto das conversas indica o conhecimento do corpo executivo do Grupo BRF sobre a ocorrência de detecção de substâncias nocivas à saúde humana em produtos oriundos das plantas industriais da empresa. Abílio Diniz e Pedro Faria, pela posição hierárquica que ostentavam no quadro corporativo do Grupo, possuíam plena capacidade de orientar os círculos sob sua subordinação a tomar as medidas técnicas e eficazes, em âmbito sanitário, para que se determinasse a causa-raiz da contaminação química dos produtos destinados ao consumo e a regularização do processo industrial”, indica o delegado.

Confira mensagens obtidas pela PF:

Abilio Diniz_mensagens by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?