metropoles.com

Argentina: ida de Mourão é por preocupação com relação comercial

Porta-voz Rêgo Barros disse que a decisão de enviar vice à posse de Alberto Fernández é para valorizar aspectos comerciais com país vizinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Diplomação do presidente da República eleito Jair Bolsonaro – Brasília(DF), 10/12/2018
1 de 1 Diplomação do presidente da República eleito Jair Bolsonaro – Brasília(DF), 10/12/2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) só definiu, na tarde desta segunda-feira (9/12/2019), que o vice Hamilton Mourão o representaria na posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, depois de conversar com ministros de governo. Foi o que informou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros. Segundo ele, o foco principal do Planalto é preservar a relação comercial com o país vizinho.

A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil em todo o mundo, atrás apenas dos EUA e da China.

“Ele [Bolsoaro] vem, ao longo do dia e mesmo ontem, fazendo análises continuadas, discutindo com vários ministros e, a partir dessas discussões, entendendo que se faria necessária a presença de uma autoridade lá – embora hoje pela manhã ainda houvesse dúvidas sobre essa presença – para valorizar o relacionamento com a Argentina, em especial nos aspectos comerciais”, disse Rêgo Barros, em conversa com a imprensa na noite desta segunda.

Durante o período eleitoral, o presidente brasileiro fez duras críticas à chapa de Alberto Fernández, cuja vice é a ex-presidente Cristina Kirchner, e apoiou a reeleição de Maurício Macri. Depois de dizer que não mandaria ninguém do Brasil à cerimônia de posse, Bolsonaro chegou a confirmar a ida do ministro da Cidadania, Osmar Terra, mas recuou.

Decisão política
“O presidente Bolsonaro resolveu fazer um gesto de boa vontade, político, então determinou que eu fosse representá-lo na cerimônia. Nada mais além”, pontuou Mourão logo após a definição. “Foi uma decisão política, lógico”.

O posicionamento do governo até esta tarde era de que nenhum integrante do alto escalão do Executivo federal compareceria à posse de Fernández. Apenas iria à cerimônia o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Sérgio Danese.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?