metropoles.com

Após vídeo, PT quer processar e pedir exame de sanidade de Bolsonaro

Para o líder do partido, o presidente demonstrou descontrole e despreparo por ter virado tema de protestos no Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Paulo Teixeira
1 de 1 Paulo Teixeira - Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) informou, por meio de sua conta no Twitter, que entrará com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), com base na Lei nº 13.718, recentemente aprovada no Congresso, que tipifica, entre outras coisas, o crime de importunação sexual. A reclamação é que o presidente teria ferido a lei ao divulgar, por meio da rede social, um vídeo com imagens de dois homens em cenas obscenas.

“Vamos representar Jair Bolsonaro pelo vídeo que postou. A Lei nº 13.718, recentemente aprovada, tipifica o crime de divulgação, sem o consentimento da vítima, de cena de sexo, nudez ou pornografia”, disse o deputado.

Já o líder do partido, deputado Paulo Pimenta (PT-RS),’ disse que vai averiguar a possibilidade de entrar com um pedido para que o presidente seja submetido a um teste de sanidade mental, a exemplo do que o partido Democrata norte-americano tenta pedir em relação ao presidente Donald Trump.

“Vamos ver se cabe um pedido desses. O que vemos por parte dele é um comportamento inadequado, pinçando uma cena, sem identificar onde ocorreu, e generalizando, atacando assim a principal festa popular do país, que atrai milhares de turistas, uma marca do país”, destacou o líder.

“Tudo isso por inconformidade por ter virado tema de Carnaval. O que ele esperava? Achou que ia ter hordas de paneleiros de verde e amarelo homenageando ele?”, completou Pimenta.

A postagem de Bolsonaro causou polêmica entre políticos nas redes. Muitos consideraram que a postagem é incompatível com o cargo que ele ocupa. Nesta quarta-feira (6/3), o capitão da reserva voltou a suscitar o tema do vídeo ao questionar, também no Twitter, o que é golden shower.

A pergunta do presidente ocorreu após a hashtag “#goldenshowerpresident” entrar nos assuntos do momento da rede social. A pergunta provocou mais reação de políticos, principalmente do campo de esquerda.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) aproveitou e respondeu lembrando as suspeitas envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, e os repasses feitos pelo ex-motorista do parlamentar, Fabrício Queiroz, à família de Bolsonaro.

“É quando um ex-motorista de um senador eleito movimenta milhões e chega a depositar um cheque na conta da primeira dama”, respondeu a deputada no Twitter.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também lembrou as suspeitas que pairam sobre Bolsonaro e sua família para responder ao presidente. Na definição do senador, “golden shower” significa o “chuveiro de ouro na conta corrente da família Bolsonaro”. Veja:

Presidente @jairbolsonaro,“golden shower” poderia descrever o fenômeno por meio do qual um filho seu contrata vários servidores-fantasmas, movimenta R$ 7 milhões em 3 anos e deposita R$ 24 mil na conta da primeira-dama: é “chuveiro de ouro” na conta corrente da família Bolsonaro!

O senador já havia criticado a postagem de Bolsonaro e levantado dúvidas sobre a sanidade mental do presidente. Na opinião do senador, a conduta é incompatível com o decoro do cargo e indica “desequilíbrio” psicológico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?