metropoles.com

Após conversa com Bolsonaro, Onyx diz que fica: “Nada Muda”

De férias, o ministro teve sua pasta esvaziada, funcionários demitidos, mas presidente comunicou sua sobrevida no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Érica Montenegro
WhatsApp-Image-2020-02-01-at-11.00.31
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-02-01-at-11.00.31 - Foto: Érica Montenegro

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse neste sábado (01/02/2020) que vai continuar na pasta. O anúncio foi feito após uma conversa, que durou cerca de uma hora, com o presidente, no Palácio da Alvorada.

“Falamos sobre rotina normal, nada muda, tudo certo, Bolsonaro meu líder”, disse o ministro ao deixar a residência oficial.

Vestido com a camisa do Flamengo, Bolsonaro levou o ministro até a porta do Alvorada.

Onyx enfrenta um desgaste devido ao esvaziamento de sua pasta e com a demissões de seus principais assessores enquanto estava de férias. Ele chegou às 11h  Alvorada para uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro, que se recupera de uma cirurgia de vasectomia. Desde o início da semana, circulam nomes para substituição de Onyx e mesmo seu deslocamento para outras pastas do governo. O ministro é aliado de primeira hora do candidato Bolsonaro e peça-chave durante a campanha.

Na ultima semana, Bolsonaro transferiu para o Ministério da Economia Programa de Participações Privadas (PPI). Ele já havia tirado de Onyx a função de articulação política do governo com o Congresso. Esse esvaziamento reforçou as especulações de que o presidente estaria insatisfeito com o desempenho de seu homem de confiança.

Na conversa com jornalistas, Lorenzoni minimizou a retirada de funções de sua pasta. “As funções da Casa Civil são enormes, são 500 servidores, cuidamos de toda a articulação e acompanhamento dos projetos”.

Onyx levará ao Congresso, na próxima segunda-feira (03/01/2020) a mensagem presidencial para a abertura do ano legislativo, função que compete à Casa Civil. Bolsonaro estará em viagem à São Paulo. Onyx disse também que o texto tratará sobre a reforma administrativa e o pacto federativo.

“Vamos continuar fazendo as reformas que o Brasil precisa, entre elas o pacto federativo. O presidente entende que é necessário conceder mais poder para estados e municípios”, disse.

A crise de imagem detonada pela viagem do número 2 de Onyx, Vicente Santini, à Índia em aeronave da FAB teria sido mais um capítulo no inferno astral do ministro.

De acordo com Onyx, o uso  indevido do avião da FAB por Santini foi tratado na conversa mas é uma questão já resolvida: “Isso é página virada”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?