metropoles.com

Análise: PT repete aposta em estratégia de Lula derrotada em 2018

Congresso reconduziu Gleisi Hoffmann no comando do partido e renovou apoio a orientações do ex-presidente, ainda inelegível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cassiano Rosário/Futura Press/Estadão Conteúdo
Lula na frente da PF
1 de 1 Lula na frente da PF - Foto: Cassiano Rosário/Futura Press/Estadão Conteúdo

Nada de novo se deve esperar do PT para as próximas eleições. O 7º Congresso Nacional do partido, encerrado nesse domingo (24/11/2019) em São Paulo, apontou para a repetição da estratégia derrotada em 2018.

Como de praxe, as diretrizes petistas seguirão majoritariamente as orientações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A recondução da deputada Gleisi Hoffmann (PR) para o comando da legenda, com mais de 70% dos votos, confirma essa direção.

Tudo indica que Lula tentará concorrer à Presidência da República em 2022. Mais uma vez, a definição das candidaturas dos partidos de esquerda vai girar em torno do líder petista.

Em 2018, a insistência do ex-presidente em entrar na disputa – mesmo inelegível – atrasou a candidatura de Fernando Haddad. Para alguns aliados da esquerda, essa estratégia dificultou alianças que pudessem impedir a vitória de Jair Bolsonaro para a sucessão de Michel Temer.

Nas circunstâncias atuais, Lula continua inelegível, pela Lei da Ficha Limpa, por ser condenado em segunda instância. Porém, não se pode prever como o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará as ações que beneficiam o ex-presidente.

Apesar do fracasso na última disputa pelo Palácio, nada impede que o PT tenha melhor resultado daqui a três anos. As chances do partido vão depender, em grande parte, do desempenho de Bolsonaro até a eleição. A libertação de Lula depois de 580 dias preso também anima os militantes.

Mas ainda é cedo. Até 2022, muita água vai rolar por baixo desta ponte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?