metropoles.com

Amazônia: Bolsonaro atribui à crise o fato de Macron ser “de esquerda”

Chefe do Executivo recebeu o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para um café da manhã nesta quarta. País andino prometeu enviar ajuda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) atribuiu à crise internacional em torno da Amazônia posicionamentos políticos divergentes entre ele e o mandatário da França, Emmanuel Macron. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, Macron é responsável por alardear a situação na floresta pelo fato de ser “de esquerda”.

“Essa inverdade do Macron é porque ele é de esquerda e eu de centro-direita”, justificou o presidente na manhã desta quarta-feira (28/08/2019), no Palácio da Alvorada. Na política francesa, no entanto, o presidente é classificado como centro-direita. Ao ser questionado sobre essa contradição, Bolsonaro disse: “Direita para você, esquerda para mim”.

O presidente brasileiro rebateu a ponderação sobre o campo político de Macron: “A gente sabe que é de esquerda por causa do comportamento”, acrescentou.

Bolsonaro recebeu o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para um café da manhã nesta quarta-feira (28/08/2019). Na ocasião, aceitou a ajuda do país andino para combater os focos de incêndio na Amazônia. O Chile vai enviar quatro aviões, além de equipamentos.

Os dois presidentes comunicaram ainda que, no próximo dia 6 de setembro, líderes de todos os países da América do Sul, exceto a Venezuela, se encontrarão na cidade de Leticia, na Colômbia, para reunir esforços em prol da floresta amazônica.

Críticas
Em declaração conjunta após o café da manhã, Piñera evitou fazer críticas a Emmanuel Macron e disse que toda ajuda deve ser bem-vinda, desde que se respeite a soberania brasileira na Amazônia.

Piñera esteve na reunião do G7 — grupo dos países mais ricos — no último fim de semana. Ele não fez comentários sobre um possível isolamento de Macron durante o encontro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?