Amazônia: Araújo aceita ajuda de 10 milhões de libras do Reino Unido
Valor aceito pelo ministro das Relações Exteriores equivale a cerca de R$ 51 milhões e será para ajudar no combate aos incêndios florestais
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, aceitou a doação do Reino Unido de 10 milhões de libras, o equivalente a cerca de R$ 51 milhões, para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. As informações são do jornal O Globo.
A oferta foi feita nesta terça-feira (27/08/2019) pelo secretário para Assuntos Externos do Reino Unido, Dominic Raab, em conversa telefônica com Araújo.
Segundo uma fonte do governo brasileiro, o secretário e o ministro falaram sobre o meio ambiente e projetos de interesse dos dois países. Ambos não entraram em detalhes sobre essas atividades.
Porém, a posição do Brasil é no sentido de se abrir “por país”, o que poderia excluir o grupo do G7.
Porta-voz
Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ter condicionado o recebimento de 20 milhões de euros do G7 a um pedido de desculpas com o presidente francês, Emmanuel Macron, o governo ainda avaliará a proposta e, caso identifique que há possibilidade de aplicação do recurso com autonomia para o combate aos incêndios na Amazônia, poderá aceitá-lo.
A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, na noite desta terça-feira (27/08/2019).
“Se o G7 oferecer o dinheiro como organismo internacional e se o governo brasileiro entender que é viável recebê-lo, governo brasileiro acatará, receberá esse dinheiro, e o empregará segundo a sua governança”, afirmou Rêgo Barros.