Alcolumbre pede a Moro proteção a Cid. Amotinados cercam hospital
Presidente do Senado diz temer pela segurança do senador e ex-governador do Ceará. Ministério da Justiça ainda não respondeu
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para auxiliar o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), a manter a integridade física do senador Cid Gomes (PDT-CE), alvo de tiro de borracha nesta quarta-feira (19/02/2020).
Segundo assessoria de imprensa de Alcolumbre, ele mesmo ligou para Moro para fazer o pedido. Isso porque o hospital onde o parlamentar é atendido está cercado de policiais amotinados, que não deixam nem mesmo o senador ser transferido.
Cid Gomes (PDT) foi atingido por um tiro ao tentar interferir em um protesto de PMs amotinados em Sobral (CE), a 230 km de Fortaleza.
A assessoria de comunicação do político confirmou que ele foi levado ao Hospital do Coração da cidade, onde estava sendo “estabilizado” para ser transferido à Santa Casa de Misericórdia da cidade. No fim da tarde, a assessoria afirmou que o disparo teria sido de uma arma de fogo, não de borracha, como inicialmente cogitado. Em imagens publicadas na internet (imagem em destaque), é possível ver o senador com um sangramento na cabeça e na região do peito, mas consciente.
Veja a nota oficial do presidente do Senado:
“Acompanho com preocupação os desdobramentos do ocorrido com o senador Cid Gomes, na tarde desta quarta-feira (19), em Sobral, no Ceará. Entrei em contato o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana, para obter informações e garantir a segurança do parlamentar.”
Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional
Entenda a crise
Os protestos contra uma proposta de reestruturação salarial estão causando grandes transtornos à segurança pública no Ceará. Desde a última terça-feira (18/02/2020), policiais encapuzados estão investindo contra quarteis e viaturas da corporação para a qual trabalham, a Polícia Militar. Nesta quarta (19/02/2020), um grupo amotinado circulou em viaturas pela cidade de Sobral, a 230 km de Fortaleza, ameaçando comerciantes a fechar as portas.
Diante da crise, o governador cearense, Camilo Santana (PT), pediu a ajuda de tropas federais.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou apenas, no fim da tarde desta quarta-feira, que a situação está sendo acompanhada e analisada pelo governo federal.