metropoles.com

Alcolumbre não se compromete com prazo para pacto federativo

Presidente do Senado recebeu três PECs das mãos do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro posse Augusto Aras
1 de 1 Jair Bolsonaro posse Augusto Aras - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Apesar do otimismo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), de que o conjunto de medidas econômicas entregue hoje pelo governo ao Congresso pode passar pelas votações e virar realidade até março do ano que vem, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) não quis se comprometer com prazos. Em rápido pronunciamento à imprensa após receber das mãos de Bolsonaro três Propostas de Emenda à Constituição (PECs), ele apenas reclamou da pressa dos jornalistas. “A gente acaba de receber e já tem que falar em prazo?”, questionou.

Alcolumbre garantiu, porém, que as medidas que têm como objetivo descentralizar recursos para que estados e municípios tenham mais autonomia financeira vão ser prioridade no Legislativo. “Amanhã [quarta] vamos fazer uma reunião não apenas com as lideranças. Seria importante ter todos os 81 senadores para a gente fazer esse planejamento”, disse.

As PECs serão detalhadas pelo Ministério da Economia ainda nesta terça-feira (05/11/2019). “O importante é que elas vão resolver um grande problema do país”, disse Alcolumbre. “A centralização de recursos tem impedido o desenvolvimento em muitas regiões do país, principalmente Norte e Nordeste. Mas essas três propostas, que irão conciliar com outras como a reforma administrativa, que já tramita na Câmara, vão mudar esse cenário”, aposta o presidente do Senado.

O ministro Paulo Guedes adiantou a expectativa é de que estados e municípios recebam até R$ 600 bilhões para administrar nos próximos cinco anos se as PECs passarem pelo Congresso.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?