metropoles.com

Ala de Eurípedes Júnior, do Pros, retoma conta do Instagram

Perfil do partido na rede social estava sendo comandada por grupo de oposição ao fundador da legenda, acusado de desviar verbas partidárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
eurípedes júnior pros
1 de 1 eurípedes júnior pros - Foto: YouTube/Reprodução

O fundador do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Eurípedes Júnior, retomou, nesta quarta-feira (29/01/2020), a conta oficial do partido no Instagram, que estava sob controle da ala de oposição. O partido vive, atualmente, uma guerra interna por comando envolvendo Eurípedes e Marcus Vinicius Chaves de Holanda, que se declara presidente da comissão executiva nacional provisória.

Até então, as redes sociais estavam divulgando as acusações que pesam contra Eurípedes. Indiciado formalmente pela Polícia Civil (PC), Eurípedes chegou a ser afastado da presidência em uma reunião polêmica – que seu grupo aponta como ilegítima – por suspeitas de desviar verbas do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

Apesar das acusações, Eurípedes tem o apoio oficial da bancada do partido no Congresso – são três senadores e 10 deputados – e dos presidentes estaduais da legenda. Para eles, mesmo que o presidente seja culpado das acusações feitas pela PC, o rito do seu afastamento não cumpriu o estatuto interno e, portanto, seria um “golpe”.

Segundo integrantes da ala ligada ao presidente afastado, a reunião que destituiu Eurípedes, no dia 11 de janeiro, foi ilegal, porque outra, três dias antes, tinha afastado Holanda do cargo. Para o grupo, ele é “presidente autoproclamado”. Eles também o acusam de ter invadido, com um grupo armado, a sede nacional do partido em Brasília (DF).

A assessoria do Pros ressalta ainda que, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eurípedes segue no comando da Executiva Nacional: “Se for para trocar o presidente, é preciso convocar uma convenção e fazer novas eleições”, contestam.

Holanda contra-argumenta dizendo que há um “jogo político” e que o grupo pró-Eurípedes na verdade o apoia. “Em privado, eles têm me ligado e me apoiado, mas não podem fazer isso publicamente ainda antes do reconhecimento do TSE. Queremos acabar com os desmandos no partido e a bancada apoia”, alega.

Depois de quase um mês sem atualizações, nova postagem no Instagram afirma: “Vamos construir um partido comprometido com a verdade e com o Brasil”. O grupo de Eurípedes também mantém o controle do site oficial da legenda, mas aguarda que o Facebook se manifeste a respeito de um pedido de retomada da conta na plataforma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?