metropoles.com

Ajufe: “Novo AI-5 representaria uma grave afronta à democracia”

Associação de juízes manifestou “profunda preocupação” com declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Eduardo Bolsonaro - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) emitiu nota em que manifesta “profunda preocupação” com as declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a respeito de um “novo AI-5” para conter eventual “radicalização da esquerda”: “É inaceitável que um parlamentar federal defenda a possibilidade de qualquer instrumento que coloque em risco a ordem democrática”, registra o texto.

“Um novo AI-5 representaria uma grave afronta à democracia e à Constituição Federal, por promover cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos, demissões e perseguições, fechamento do Congresso Nacional e intervenção nos Estados e Municípios”, ressaltou a associação, lembrando o que ocorreu, na prática, quando o general Arthur da Costa e Silva instituiu a medida.

A nota finaliza dizendo que a associação “repudia qualquer afronta à democracia” e defendendo “a estabilidade política e bom senso das instituições e de seus interlocutores”.

A declaração de Eduardo causou intensa repercussão no meio político, com repúdios públicos dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de instituições e de uma série de parlamentares e partidos.

Leia a íntegra do posicionamento da Ajufe:

“A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar profunda preocupação com as recentes declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro, em que anuncia que um novo AI-5 poderia ser a resposta, caso a ‘esquerda radicalizasse’.

Um novo AI-5 representaria uma grave afronta à democracia e à Constituição Federal, por promover cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos, demissões e perseguições, fechamento do Congresso Nacional e intervenção nos Estados e Municípios.

Por isso, é inaceitável que um parlamentar federal defenda a possibilidade de qualquer instrumento que coloque em risco a ordem democrática.

A Ajufe repudia qualquer afronta à democracia, pugnando pela estabilidade política e bom senso das instituições e de seus interlocutores.

Brasília, 31 de outubro de 2019

Diretoria da Ajufe

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?