Polícias matam 17 pessoas por dia no Brasil; GO, RJ e AP têm maior proporção
De cada 10 homicídios que aconteceram ano passado em Goiás, Rio de Janeiro e Amapá, três foram cometidos pela polícia
atualizado
Compartilhar notícia
As polícias brasileiras mataram 17 pessoas por dia durante o ano passado. No total, foram 6.430 mortos em ações policiais.
Os estados com maior letalidade policial foram Amapá, Bahia e Rio de Janeiro, isso quando se considera a taxa de mortes por 100 mil habitantes.
Esses números são resultado do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (20/7).
São incluídas mortes que aconteceram em ações das polícias civil e militar, durante o serviço ou fora.
Os pesquisadores do FBSP também fizeram um cálculo da proporção de mortes pela polícia em relação ao total de homicídios de cada estado.
De cada 10 homicídios que aconteceram no Amapá, Rio de Janeiro e Goiás, três foram cometidos por policiais.
Em uma operação policial no Complexo do Alemão, em 21 de julho do ano passado, um total de 17 pessoas foram mortas, sendo um policial, uma moradora de 50 anos e 15 suspeitos de ser traficantes, segundo a polícia. A família dela acusou a polícia de efetuar o disparo.
Também no ano passado, 174 policiais foram assassinados no Brasil. Sete a cada dez morreram durante o horário de folga do serviço.
Os estados com as maiores taxas de morte por grupo de mil policiais da ativa são o Piauí (2,3), Tocantins (1,0) e Pará (1,0).