metropoles.com

Policiais morreram mais por Covid que em confrontos em 2020

No ano passado, 472 policiais militares e civis morreram por causa do novo coronavírus, enquanto 194 foram vítimas de assassinatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PCGO
Operação contra esquema de extorsão em Goiás
1 de 1 Operação contra esquema de extorsão em Goiás - Foto: Divulgação/PCGO

O número de policiais civis e militares mortos pela Covid-19 em 2020 foi 143% maior ao de agentes assassinados durante o serviço ou de folga no país.

Dados publicados nesta quinta-feira (15/7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram que 472 policiais morreram no ano passado por causa do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Por sua vez, 194 policiais militares e civis foram vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI), em serviço ou fora de serviço, no ano passado.

Sendo assim, houve alta de 12,8% em 2020, uma vez que 172 agentes foram vítimas de CVLIs em 2019.

Os números foram publicados no 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento é realizado desde 2007 pelo FBSP e tem como base dados e indicadores oficiais.

Isso mostra que, como todo serviço essencial à sociedade, a segurança pública se viu fortemente impactada pela pandemia.

Um em cada quatro policiais civis e militares brasileiros foi afastado do serviço em decorrência da doença no ano passado – 130.946, em números absolutos.

Uma escuta de profissionais de segurança pública realizada pelo FBSP entre abril e maio de 2021 revelou, 85% dos profissionais de segurança tinham medo de ser infectado pela Covid-19 em razão do seu trabalho.

Suicídios

Houve redução de 15,6% nos suicídios de policiais na comparação com 2019. Ao longo do ano passado, 50 policiais civis e militares tiraram a própria vida.

No entanto, ressaltam as pesquisadoras Cristiane do Socorro Loureiro Lima e Juliana Martins, esse é um tipo de informação que costuma ser subnotificada pelo tabu existente em torno do suicídio na população em geral, mas principalmente entre policiais. Segundo elas, trata-se de um “universo no qual as questões de saúde mental e sofrimento ainda são muito mal acolhidas e trabalhadas”.

Os estados do Acre, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe informaram que não ocorreram suicídios em 2020 e São Paulo, Roraima, Rio Grande do Norte e Amazonas não forneceram informações referentes ao ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?