Polícia traz para Brasília réu por atentado a bomba no aeroporto
Alan Diego dos Santos Rodrigues se entregou nessa terça-feira, no Mato Grosso. Ele deve chegar a Brasília por volta das 20h
atualizado
Compartilhar notícia
Após autorização do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o réu Alan Diego dos Santos Rodrigues, 32 anos, é trazido para Brasília nesta quarta-feira (18/1). Ele foi denunciado por atuar na tentativa de atentado com bomba no aeroporto em 24 de dezembro de 2022.
Policiais do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil do DF foram ao município de Comodoro (MT) e, neste momento, trazem o denunciado. A previsão é que ele chegue a Brasília por volta das 20h e preste depoimento.
Alan estava foragido desde o dia do atentado frustrado, mas se entregou nessa terça-feira (17). Segundo a investigação, ele foi o responsável por colocar a bomba na lateral do caminhão-tanque. O objetivo era gerar uma grande explosão que causasse a instauração de estado de sítio no país.
Alan dos Santos teria atuado em conjunto com George Washington de Oliveira Sousa, 54, já preso; e Wellington Macedo de Souza, 47, ainda foragido.
Os autos em que os três réus respondem foram remetidos à Procuradoria-Geral da República para que as partes sejam incluídas na Operação Nero, que apura os responsáveis pelo ataque à sede da Polícia Federal em 12 de dezembro – Alan foi flagrado no meio da confusão. O caso tramita no STF.
Além disso, deve ser aberta ação em uma das varas criminais da Seção Judiciária do DF, para que a Justiça Federal constate eventuais crimes contra o Estado Democrático de Direito.