Polícia prende 25 milicianos em operação na Baixada Fluminense
Objetivo da ação é deter criminosos, asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Força-Tarefa da Polícia Civil do Rio para combate à milícia realizou, nesta quarta-feira (24/2), uma operação contra o braço financeiro da organização criminosa em municípios da Baixada Fluminense. Segundo agentes, 25 pessoas foram presas. Entre eles está Pedro Paulo Silva de Oliveira, o Neném, parceiro do miliciano Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curica. Ele estava foragido da Justiça e foi localizado em Vargem Grande, zona oeste do Rio.
Segundo as investigações, Neném atualmente liderava a milícia que atua na comunidade Dois Irmãos, em Jacarepaguá, também na zona oeste. Ele possui histórico violento e tinha três mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado
O objetivo da ação é deter milicianos, asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais, que geram grande lucro e são explorados pelos criminosos.
Entre os crimes investigados estão exploração de atividades ilegais controladas pela milícia; cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia; instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet (gatonet/gatointernet).
Eles também são suspeitos de armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água; empresas de GNV ilegais; parcelamento irregular de solo urbano; exploração e construções irregulares, areais e outros crimes ambientais.
A lista não acaba: comercialização de produtos falsificados; contrabando; descaminho; transporte alternativo irregular; estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.
Participam da ação delegacias do Departamento Geral de Polícia Especializada e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio do Procon-RJ e do Disque Denúncia.