metropoles.com

Polícia militar multa 55 motoristas por “uso prolongado de buzina” em protesto no DF

A carreata que pedia o impeachment de Bolsonaro reuniu 100 veículos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 17 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
multa transito
1 de 1 multa transito - Foto: null

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) notificou 55 pessoas pelo “uso de buzina prolongado” durante manifestação a favor da vacina contra Covid-19 e do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A carreata reuniu 100 veículos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, do dia 17 de janeiro.

Na última sexta-feira (5/2), o Metrópoles revelou que uma manifestante havia recebido a notificação. “Vejo a medida como uma tentativa de silenciamento e perseguição ideológica por eu ter participado de manifestação contra os desmandos políticos que vivemos”, disse Claudia Teixeira à reportagem.

multa por excesso de buzina

Em nota, a PM explica: “No dia 17 de janeiro, último dia do evento ‘Brasília iluminada’, houve um agrupamento grande de pessoas vindas deste evento, que se juntaram a um outro grupo que iniciava uma manifestação e começaram a descer para a Praça dos Três Poderes, a pé e pela via S1, fato que causava grande risco de acidente”.

A corporação informa ainda que foi deslocado policiamento de outros locais para apoio. Na ocasião, também foi feita a interrupção da via S1, na altura do Itamaraty, desviando-se o fluxo para a Av. Sarney. “Isso gerou insatisfação por parte de muitos condutores que tentaram ultrapassar o desvio, utilizando-se da buzina para protestar pela ação de desvio do fluxo”, informou a PM.

O protesto

O ato Impeachment na Rua foi organizado por um movimento suprapartidário e consistiu numa performance artística, na qual uma pessoa vestida de “morte”, carregando uma foice nas mãos, seguia “matando” outros participantes do protesto.

7 imagens
Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Cruzes na esplanada
Motorista é multada por "uso prolongado de buzina" durante protesto
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, no Brasil, mais de 8 mil enfermeiros foram contaminados pela Covid-19 e o DF tem 24 casos
1 de 7

Gabriela Biló/ Estadão Conteúdo
2 de 7

Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 7

Cruzes na esplanada

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Motorista é multada por "uso prolongado de buzina" durante protesto

Pixabay
5 de 7

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, no Brasil, mais de 8 mil enfermeiros foram contaminados pela Covid-19 e o DF tem 24 casos

Divulgação/Coren-DF
6 de 7

7 de 7

Uma das pessoas notificadas foi a brasiliense Claudia Teixeira. Ela afirma que o grupo não atrapalhou o trânsito, não impediu a circulação de nenhum trabalhador nem bloqueou pedestres. “Quem celebra a Copa do Mundo, o Carnaval ou qualquer outra manifestação festiva, que também reúna pessoas em seus carros usando buzina, recebe o mesmo tratamento, com o mesmo rigor?”, questionou.

“Tolerância”

Em nota, a PM ainda informou que “procura aumentar a tolerância quanto ao uso da buzina de forma desnecessária, justamente por se tratar de um momento em que as pessoas a utilizam para se expressar, assim como em saídas de jogos de futebol, por exemplo”.

Por fim, a corporação lembra que não existe no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma excludente para casos dessa natureza, “podendo, desta forma, haver a autuação pelo policial militar, assim como por qualquer outro agente de trânsito, de acordo com a lei”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?