metropoles.com

Polícia investiga suspeita de sabotagem a torres do sistema Eletrobras

A proximidade das ocorrências com a data dos atos antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios aumentou a suspeita de sabotagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Linhas de Transmissão do SIA denominada LT 230 kV no sul de Brasilia fonte de geração energética de FURNAS energia cabos de eletricos
1 de 1 Linhas de Transmissão do SIA denominada LT 230 kV no sul de Brasilia fonte de geração energética de FURNAS energia cabos de eletricos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que autoridades policiais investigam a possibilidade de torres de transmissão de energia elétrica do sistema Eletrobras terem sido alvo de sabotagem. Os casos ocorreram no domingo (8/1) e na segunda-feira (9/1).

No último domingo, atos golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com os resultados das eleições tomaram a Esplanada dos Ministérios.

Extremistas invadiram os prédios dos Três Poderes e quebraram vidraças, cadeiras e mesas. Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.  A coincidência de datas levantou a suspeita de sabotagem.

O MME afirmou ter sido informado da ocorrência a partir da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nos boletins de monitoramento enviados ao ministério. Teria sido afetada a sustentação de torres nos sistemas de Furnas, no Paraná, e da Eletronorte, em Rondônia.

As empresas seguem na reparação das torres para retorno de operação das linhas de transmissão. “Reforçamos que não houve interrupção no fornecimento de energia elétrica para a população”, afirma o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.

O Metrópoles tentou contato com a Aneel para comentar o assunto, porém, até a publicação desta matéria, não houve resposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?