metropoles.com

Polícia investiga motorista de aplicativo que tentou sedar jovem no RS

Motorista teria oferecido pano para limpar celular devido à Covid-19, mas objeto estava com substância que causou desmaio em passageira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
uber-garcom-close
1 de 1 uber-garcom-close - Foto: Reprodução

Uma jovem de 20 anos teria sofrido uma tentativa de estupro por um motorista de aplicativo em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Dailson Santos, advogado da vítima, afirma que a jovem solicitou um carro por meio do aplicativo Uber para ir para casa após sair do trabalho, às 19h30 da noite dessa quarta-feira (6/10).

Ao entrar no automóvel, o motorista, que não teve a identidade revelada pela empresa, ofereceu um pano para que ela limpasse o celular “por causa da Covid“. O homem teria dito que a substância utilizada para a limpeza exalava um bom cheiro, e instigou a jovem a cheirá-la.

“Durante o percurso, ele [motorista] disse: olha esse paninho é para passar no celular por causa da Covid-19. Ele disse, ‘viu o cheirinho que tem, bom, sente para tu ver que cheirinho’. Ela estava de máscara e puxou. O relato é que ela puxa o nariz e escureceu tudo”, relatou o advogado ao portal G1.

A jovem conseguiu se recuperar e tentou sair do carro. O motorista, entretanto, teria tentado fechar as portas para que ela não fugisse.

A vítima conseguiu correr, e chegou a ser perseguida pelo suspeito, que pedia a ela para devolver o pano com a substância.

A polícia ainda não conseguiu identificar o motorista. Segundo o delegado responsável pelo caso, a Uber se negou a fornecer a identidade. “Me identifiquei como autoridade policial, adverti que a ligação seria gravada, solicitei a essa pessoa da empresa que fornecesse. A empresa manteve a postura de não fornecer a identificação do motorista”, afirma o delegado Pablo Rocha.

Em nota, a Uber afirmou ao Metrópoles que “repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e já está em contato com as autoridades para colaborar com a investigação”. A conta do motorista foi desativada após o caso, segundo a empresa.

Leia na íntegra a nota:

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e já está em contato com as autoridades para colaborar com a investigação, nos termos da lei. A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber e a conta do motorista foi desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.

Vale ressaltar que a Uber está sempre à disposição para colaborar com as autoridades e possui um portal exclusivo para solicitação de dados, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no País, em especial o Marco Civil da Internet. 

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens  para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo: o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros. 


Desde 2018, a empresa se comprometeu a participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e possui diversos projetos voltados para isso, que incluem campanhas contra o assédio, podcast educativo para motoristas parceiros sobre violência de gênero e, recentemente, em parceria com o MeToo, anunciamos um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero na plataforma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?