metropoles.com

Polícia identifica suspeitos de sequestro de helicóptero para resgatar presos

Marco Antônio da Silva, o Pará, e Khawan Eduardo Costa Silva foram reconhecidos pelo piloto da aeronave, o policial civil Adonis Lopes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação Polícia Civil do Rio de Janeiro
Polícia identifica sequestradores de helicóptero para resgatar presos
1 de 1 Polícia identifica sequestradores de helicóptero para resgatar presos - Foto: Divulgação Polícia Civil do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – A Polícia Civil identificou como Marco Antônio da Silva, o Pará, e Khawan Eduardo Costa Silva (foto em destaque da esquerda para a direita) os responsáveis pelo sequestro de um helicóptero, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde. No domingo (19/9), eles tentaram resgatar presos no Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste.

O plano deu errado porque o piloto da aeronave, o policial civil Adonis Lopes de Oliveira, entrou em luta corporal com os criminosos armados e simulou a queda do helicóptero.

As primeiras imagens divulgadas pelos investigadores mostram, às 10h55 da manhã de domingo (19/9), Pará e Kahwan no heliponto da Lagoa, zona sul, para o embarque na aeronave, quando já preparavam o sequestro. Na sequência, aparece a sede da HeliRio, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste.

Assim que saíram da Lagoa, eles foram até lá para abastecer a aeronave e deixar o dinheiro pago pelo aluguel, R$ 14.500 reais em espécie, para seguir para Angra dos Reis, onde houve o sequestro.

Na terça-feira (21/9), a polícia apreendeu um Siena preto, usado por um motorista de aplicativo, para transportar a dupla de criminosos de Niterói, na Região Metropolitana, até o heliponto da Lagoa, zona sul.

4 imagens
Carlos Vinicius Lírio da Silva, o Cabeça, é apontado pela polícia como o mentor de sequestro de helicóptero
Adonis Lopes, piloto
O helicóptero
1 de 4

Polícia identifica sequestradores de helicóptero para resgatar presos

Divulgação Polícia Civil do Rio de Janeiro
2 de 4

Carlos Vinicius Lírio da Silva, o Cabeça, é apontado pela polícia como o mentor de sequestro de helicóptero

3 de 4

Adonis Lopes, piloto

Reprodução
4 de 4

O helicóptero

Reprodução
Quatro bandidos seriam resgatados

Segundo a polícia quatro criminosos seriam resgatados, entre eles, um dos chefes da facção Comando Vermelho (CV), Márcio Gomes Medeiros Roque, o Marcinho do Turano. Na terça-feira (21/9), a Secretaria de Administração Penitenciária o transferiu do Instituto Penal Vicente Piragibe para Bangu 1, presídio de segurança máxima.

Outro que seria resgatado foi identificado como Carlos Vinícius Lírio da Silva, o Cabeça, apontado ainda como mentor intelectual do sequestro do helicóptero. Ele estava no pátio do presídio com Marcinho Turano à espera do resgate, além de mais outros dois internos.

Segundo os investigadores, Cabeça participou de outra tentativa de resgate frustrada, em 2005. À época, bandidos emboscaram um comboio para libertar traficantes que iriam depor no Fórum da Ilha do Governador, zona norte. Na ação, dois policiais civis morreram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?