metropoles.com

Polícia francesa é criticada por autorizar manifestação neonazista

Polícia e ministro foram criticados por autorizarem manifestação neonazista em meio a repressões de protestos contra o governo de Macron

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Fu2o5SkWAAAQVvW
1 de 1 Fu2o5SkWAAAQVvW - Foto: Reprodução/Redes sociais

A polícia de Paris e o ministro do Interior da França foram criticados, nesta segunda-feira (8/5), por terem autorizado uma manifestação neonazista nesse sábado (6/5). Cerca de 600 neonazistas vestidos de preto andaram pelas ruas de um bairro luxuoso da capital francesa.

No Twitter, o senador do Partido Socialista David Assouline cobrou explicações ao ministro do Interior, Gérald Darmanin.

“É inadmissível ter permitido que 500 neonazistas e fascistas desfilem no meio de Paris. Suas organizações, a exibição de sua ideologia, slogans e insígnias são tão insultantes para os mortos quanto incitam o ódio racial”, escreveu Assouline.

Os protestos ocorreram em meio às comemorações da vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazista, em 1945, celebrada nesta segunda. Na véspera da data, os manifestantes de extrema-direita carregaram bandeiras em homenagem ao aniversário da morte do ativista de extrema-direita Sebastien Deyzieu.

Além disso, a autorização do protesto neonazista acontece em um momento que as autoridades francesas reprimem protestos contra o governo. A principal motivação das manifestações é a reforma da previdência no país, aprovada em abril, que aumentou a idade mínima de aposentadoria de 62 anos para 64.

“Panelas são aparentemente mais perigosas do que ruídos de botas militares”, ironizou o porta-voz do Partido Comunista, Ian Brossat.

Novas manifestações contra o governo foram proibidas na Avenida Champs-Élysées, onde o presidente da França, Emanuel Macron, participou de uma cerimônia, em 8 de maio, no memorial de guerra, no Arco do Triunfo. Além disso, Macron prestou homenagem ao herói da resistência francesa Jean Moulin em Lyon, onde protestos foram barrados pelas autoridades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?