metropoles.com

Polícia Federal vai investigar morte de líder indígena Guajajara

Paulo Paulino foi morto durante um confronto com madeireiros. O colega dele também foi atingido por balas de fogo, mas conseguiu fugir

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ednilson Aguiar/O Livre
PF
1 de 1 PF - Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A Policia Federal vai investigar a morte do líder indígena Paulo Paulino Guajajara, morto em uma emboscada de madeireiros na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Em nota, a PF informou que uma equipe de policiais da Superintendência Regional no estado está se deslocando para o local, “com o objetivo de apurar todas as circunstâncias do fato”.

O ataque, que matou o líder e deixou um colega dele ferido, ocorreu na noite de sexta-feira (1°/11/2019) a cerca de 500 quilômetros de São Luís, capital do estado.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do estado, Paulino e Laércio (Guajajara) deixaram a vila onde residem em busca de água quando ao menos cinco homens armados os avistaram e já dispararam dois tiros contra os indígenas. Paulino morreu no local e o colega conseguiu escapar. Foi levado a um hospital próxima da região e teve alta neste sábado.

No Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse que a morte do líder indígena foi um “crime grave” e cobrou a punição dos responsáveis.

“A Polícia federal irá apurar o assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara na terra indígena de Arariboia, no Maranhão. Não pouparemos esforços para levar os responsáveis por este crime grave à Justiça”, escreveu.

O Greenpeace, por sua vez, afirmou que “Paulino e Laércio são as vítimas mais recentes de um Estado que se recusa a cumprir o que determina a Constituição”.

“Repudiamos toda a violência gerada pela incapacidade do Estado de cumprir seu dever de proteger este e todos os territórios indígenas do Brasil”, acrescentou a organização.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?