metropoles.com

Polícia Federal quer depoimento de Bolsonaro sobre caso do hacker

PF investiga ação do hacker Walter Delgatti Neto na inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no sistema do CNJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deseja obter o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso do hacker Walter Delgatti Netto, preso na quarta-feira (2/8). Delgatti teria invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserido informações falsas a pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do hacker Delgatti. Ele teria invadido o sistema do CNJ e inserido documentos e alvarás de solturas falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Segundo fontes do Metrópoles, há o desejo dentro da PF de que Bolsonaro seja chamado para um depoimento sobre o caso, já que ele foi citado pelo hacker e por Zambelli.

Quem é o hacker Walter Delgatti Neto, preso em operação da PF

Na sua decisão, Moraes citou o depoimento do ex-presidente à PF em que ele afirma “que a deputada Carla Zambelli esteve envolvida nos atos do declarante, sendo que o declarante, conforme saiu em reportagem, encontrou o ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Alvorada, tendo o mesmo lhe perguntado se o declarante, munido do código-fonte, conseguiria invadir a urna eletrônica”.

Em coletiva de imprensa, Zambelli afirmou que colocou o hacker em contato com Bolsonaro e com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. “Ele (Delgatti) se ofereceu para participar de uma espécie de auditoria no primeiro e segundo turnos das eleições. Ele encontrou Bolsonaro, que perguntou se as urnas eram confiáveis. Nunca mais houve contato entre eles”, acrescentou.

O ex-presidente Jair Bolsonaro já prestou depoimento à PF em outras investigações, como a falsificação de comprovantes de vacinação contra Covid-19 e a manifestação de bolsonaristas que culminou na depredação dos edifícios da Praça dos Três Poderes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?