Polícia Federal não participará de desfile no 7 de setembro
Remodelação é feita pelo governo federal após tom golpista dado à cerimônia pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) não participará do desfile cívico de 7 de Setembro neste ano. A decisão faz parte de uma sequência de remodelações preparadas para o evento pela equipe do governo federal.
A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada ao Metrópoles. Em ofício encaminhado às superintendências regionais nos estados, o diretor-geral Andrei Passos relatou a decisão e destacou que a corporação pode participar caso seja convidada por governos estaduais.
Integrantes da PF confirmaram a alteração, e acrescentaram que a instituição apenas cumpre determinação do cerimonial da Presidência da República. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República informou à reportagem que o desfile deste ano terá “uma série de mudanças” em relação aos anos anteriores. “As alterações ainda estão em elaboração”, informou a Secom.
Nos últimos anos, a tradicional comemoração do Dia da Independência ganhou tom político e ideológico sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A ideia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é deixar a cerimônia mais enxuta.
O governo do Distrito Federal, liderado por Ibaneis Rocha (MDB), encaminhou um pedido ao secretário de segurança pública Sandro Avelar para que o policiamento seja reforçado na data.