Polícia Federal investiga ataque de garimpeiros a yanomamis
Polícia Federal faz diligências para identificar e prender agressores. Ataque aconteceu nesse sábado (29)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal anunciou neste domingo (30/4) que investigará o ataque realizado por garimpeiros a três indígenas yanomamis nesse sábado (30/4). O caso levou à morte de um indígena.
Segundo a corporação, na madrugada desse domingo duas equipes da PF se deslocaram ao local do conflito, em Uxiu, região da Terra Indígena Yanomami. A ação teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Segundo informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), divisão do Ministério da Saúde responsável pela administração de saúde dos povos originários, três indígenas foram atingidos por garimpeiros em uma emboscada, um deles veio a óbito.
O indígena que faleceu era agente de saúde na região, e foi identificado como Ilson Xirixana, 36 anos. As outras duas vítimas do atentado foram Otoniel Xirixana, 29, e Venâncio Xirixana, 31.
O corpo de Ilson foi enviado ao IML para laudo e, de acordo com a PF, outras diligências seguem em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação.