Polícia Federal e STF já abriram 85 inquéritos contra golpistas de 8/1
Além das cerca de 1.500 prisões nos dias da invasão dos Três Poderes, houve depois 24 prisões e 54 cumprimentos de busca e apreensão
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou um balanço nesta quinta-feira (16/2) sobre as investigações dos atos violentos, promovidos por bolsonaristas, que invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro.
Até o momento, foram abertos 85 inquéritos pela Polícia Federal (PF) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sete desses inquéritos são de Brasília e 78 são de outras cidades do país.
Nos dias 8 e 9 de janeiro foram presas cerca de 1.500 pessoas em flagrante, suspeitas de participação nos atos antidemocráticos. Nas semanas seguintes a essas prisões, houve o cumprimento de 24 mandados de prisão e de 54 mandados de busca e apreensão.
Ainda há 12 mandados de prisão sem cumprimento e quatro mandados de busca sem cumprimento.
Indefinição militar
Os números foram divulgados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante coletivo no Palácio da Justiça, em Brasília.
Durante a entrevista, Dino adiantou para os jornalistas que a PF deve enviar um ofício ao STF para haver uma definição sobre qual esfera deve investigar os militares suspeitos de envolvimento na invasão dos Três Poderes. O ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, deve analisar os casos e determinará o que será considerado crime militar e crime comum.