metropoles.com

Polícia Federal destrói 1,2 mil tonelada de maconha no Paraguai

As plantações foram localizadas em áreas de montanha e, por causa disso, foram utilizados helicópteros da PF e da Força Aérea Paraguaia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Polícia Federal
maconha1
1 de 1 maconha1 - Foto: Reprodução/Polícia Federal

Durante a 19.ª fase da Operação Nova Aliança, a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) destruíram 1.200 tonelada de maconha em 413 hectares de plantações na região de Amambay, que faz divisa com a cidade de Ponta Porã (MS).

As ações de cooperação internacional duraram cerca de 12 dias e desmontaram ainda 103 acampamentos utilizados para o acondicionamento da carga, que depois seria enviada a centros de consumo no Brasil, informou a PF.

As plantações de maconha foram localizadas em áreas de montanha e, por causa disso, foram utilizados helicópteros da PF e da Força Aérea Paraguaia durante as atividades.

Segundo nota da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, agentes localizaram e incineraram ainda 81,9 mil quilos de maconha triturada, 800 quilos da droga em pacotes e 860 quilos de sementes da planta.

As estimativas da PF e da Secretaria Antidrogas indicam que o valor total da droga destruída, caso chegasse ao comércio ilegal, poderia chegar a US$ 40 milhões.

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro compartilhou no Twitter nota divulgada pela Senad sobre a operação e indicou que as atividades resultaram em ‘forte golpe ao crime organizado’.

“Replico essa notícia publicada pela SENAD Paraguaia. Operação conjunta entre o Paraguai e Brasil levou, em 12 dias, à erradicação de plantações de maconha na fronteira, com perdas equivalentes a 1.200 toneladas da droga e forte golpe ao crime organizado”, escreveu no Twitter.

Moro voltou a comentar o caso em uma segunda mensagem. “Essa foi a segunda operação desta natureza neste ano. A intenção do MJSP é intensificar a cooperação internacional no combate do narcotráfico’, concluiu.

Moro disse ainda que a intenção do Ministério da Justiça e da Segurança Pública é ‘intensificar a cooperação internacional no combate do narcotráfico’, sendo a 19.ª fase da Nova Aliança a segunda operação desta natureza em 2019.

De acordo com a PF e a Senad, a Argentina ‘pretende juntar-se ao esforço internacional no combate ao plantio e tráfico da droga na região’.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?