Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil no RJ
Autoridades identificaram dois homens que compartilhavam arquivos com cenas de exploração sexual infantil. Um deles foi preso em flagrante
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (18/12), a Operação Luxúria, que combate o abuso e a violência sexual infanto-juvenil no Rio de Janeiro.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, em Belford Roxo (RJ) e Duque de Caxias (RJ), expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de São João de Meriti (RJ).
As investigações começaram no primeiro semestre deste ano. Por meio de ferramentas de inteligência artificial e técnicas de vigilância virtual, as autoridades identificaram dois homens que compartilhavam arquivos com cenas de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Um dos investigados foi preso em flagrante por guardar arquivos com cenas de abuso sexual de crianças. A polícia apreendeu notebooks, HDs e celulares, que passarão por exame pericial para identificar as vítimas e possíveis outros crimes praticados pelos dois homens.
Segundo a Polícia Federal, esta é a quarta operação de combate à violência sexual no Rio de Janeiro deflagrada em dezembro. Só neste mês, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, em oito municípios. Três pessoas foram presas em flagrante.
“As ações policiais se intensificaram em razão do significativo aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia e também em decorrência do aprimoramento das técnicas de investigação cibernéticas”, informou a PF.