metropoles.com

PGR: Ciro Nogueira e deputado tentaram comprar silêncio de assessor

No âmbito da Lava Jato, policiais fazem buscas nos gabinetes dos parlamentares do PP no Congresso Nacional. Ex-deputado foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
lava jato, câmara dos deputados, eduardo da fonte
1 de 1 lava jato, câmara dos deputados, eduardo da fonte - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O dia começou quente em Brasília nesta terça-feira (24/4). A Polícia Federal cumpriu, em operação conjunta com a Procuradoria-Geral da República (PGR), oito mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva no âmbito da Lava Jato. Foram vasculhados os gabinetes do deputado Eduardo da Fonte (PE) e do senador Ciro Nogueira (PI), ambos do Partido Progressista (PP), no Congresso Nacional. O objetivo da PF é reunir mais provas de que os dois tentaram comprar o silêncio de um ex-assessor que tem colaborado com as investigações.

Alvo do mandado de prisão, o ex-deputado Márcio Junqueira, de Roraima, seria o intermediário entre os parlamentares e o ex-assessor. O esquema incluiu o pagamento de despesas pessoais, ameaças e até proposta para a mudança do teor de depoimento que incriminaria os alvos da operação de desta terça.

A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Lava Jato.

Além dos gabinetes dos parlamentares no Congresso Nacional e dos apartamentos funcionais em  Brasília, foram realizadas buscas em endereços residenciais na capital federal, em Teresina (PI), Recife (PE) e Boa Vista (RR). Na Câmara dos Deputados, o corredor em que fica o gabinete do deputado Eduardo da Fonte foi isolado (foto de destaque).

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), feita no ano passado, os congressistas seriam integrantes do núcleo político de uma organização criminosa voltada ao cometimento de delitos contra o Legislativo nacional, com o objetivo de arrecadar propina por meio do  uso de diversos órgãos públicos da administração pública direta e indireta.

A defesa de Ciro Nogueira, representada pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, afirmou que o parlamentar “se encontra fora do Brasil, não sabendo em qual país e não foi possível ainda falar com ele”.

Kakay disse ainda desconhecer, até o momento, as razões da determinação do ministro Fachin, ressaltando que o senador “sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário, prestando depoimentos sempre que necessário e, inclusive, já foi alvo de busca e apreensão”. Segundo a defesa, Ciro Nogueira continuará a agir “como o principal interessado no esclarecimento dos fatos”

Veja a nota da defesa de Ciro Nogueira:

A Defesa do Senador Ciro Nogueira está acompanhando as buscas que estão sendo realizadas na residência e no gabinete do Senador. Esclarece a defesa que o Senador se encontra fora do Brasil, não sabendo em qual país e que não foi possível ainda falar com ele. Desconhece a defesa, até o presente momento, as razões da determinação judicial do Ministro Fachin. É certo que o Senador sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário, prestando depoimentos sempre que necessário e, inclusive, já foi alvo de busca e apreensão. Continuará a agir o Senador como o principal interessado no esclarecimento dos fatos. No momento, a defesa aguarda contato com o Senador para poder ter o necessário instrumento de poderes que dará direito ao acesso aos fundamentos da medida de busca e apreensão

Aguarde mais informações

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?