Polícia encontra esconderijo de drogas do tráfico em escola municipal
Os sacos com o carregamento de drogas estavam acondicionados em tonéis, em uma espécie de porão em um dos prédio da escola no Rio
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Bandidos que dominam o tráfico de drogas nas comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas transformaram um espaço do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Mestre Cartola em depósito de entorpecentes da quadrilha. O esconderijo foi descoberto na manhã desta segunda-feira (25/10).
Os sacos com o carregamento de drogas estavam acondicionados em tonéis, em uma espécie de porão de um dos prédio do endereço. A operação contou com homens do 16º BPM (Olaria) e do Comando de Operações Especiais (COE), mobilizados para retirar barricadas e localizar armas e entorpecentes.
De acordo com a reportagem do G1, a região é dominada pelo criminoso Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, de 35 anos. Ele ficou conhecido por sua intolerância às religiões não evangélicas, o que o motivou a formação do Complexo de Israel, que reúne as favelas da Cidade Alta, Cinco Bocas, Parada de Lucas, Pica-pau e Vigário Geral (nesses locais, apenas os templos cristãos são autorizados pelo tráfico a funcionar). Peixão tem 35 anotações criminais em sua ficha, mas nunca foi preso.
A Polícia Militar informou que a ação nas comunidades teve como objetivo coibir a atuação de criminosos na região. Um bandido foi preso, mas não teve o nome revelado pela polícia, que apreendeu um fuzil, peças de fuzil, uma granada e grande quantidade de drogas (a quantidade ainda não foi contabilizada).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a pasta está apurando o que aconteceu e informou que a direção do Ciep Mestre Cartola está colaborando para que os fatos sejam esclarecidos. “A SME informa ainda que, como a operação policial acontecia desde cedo, todas as unidades escolares de Parada de Lucas, Vigário Geral e Cidade Alta foram fechadas, por isso não havia alunos no CIEP Mestre Cartola”, informou a SME, por nota.