metropoles.com

Polícia e manifestantes entram em conflito na frente da Câmara de SP

Protestos são contra a Reforma da Previdência proposta pelo prefeito Ricardo Nunes. Servidores relatam ataques a bomba e balas de borracha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
manifestação contra reforma da previdencia em sao paulo (sp)
1 de 1 manifestação contra reforma da previdencia em sao paulo (sp) - Foto: Reprodução/Twitter

A Polícia Militar lançou bombas de gás lacrimogênio contra manifestantes em frente à Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (10/11) em meio a protestos de servidores contra a Reforma da Previdência apresentada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). A votação da proposta em segundo turno está prevista para esta noite.

O texto, aprovado em primeiro turno em 14/10, prevê alíquota de 14% sobre a remuneração de servidores com salários na faixa de até R$ 6,4 mil. Atualmente, a taxa é isenta. Cerca de 63 mil funcionários do município são afetados.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a ação repressiva por parte de agentes da PM e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Veja:

O protesto começou às 15h, mas a ação da polícia se iniciou por volta de 16h30. Os servidores relatam nas redes sociais que foram atacados por bombas e balas de borracha.

Manifestantes chegaram a atear fogo em objetos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar focos remanescentes. A corporação também recebeu a informação de uma vítima de queda no entorno do Palácio Anchieta.

Também há manifestantes dentro da Câmara, que chegaram a jogar papéis contra os vereadores. A sessão está no momento de debates.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que agentes da Guarda Civil Metropolitana “sofreram investidas dos manifestantes, que buscavam adentrar o prédio”. Com isso, “protocolos de uso progressivo da força foram utilizados para conter a situação e evitar danos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?