metropoles.com

Polícia do RS e Abin fazem operação para desarticular grupo neonazista

Segundo a Abin, o grupo trocava mensagens a fim de recrutar jovens nas redes sociais para a prática de crimes graves, como ataques a escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCRS/Divulgação
foto colorida de material apreendido pela PCRS com grupo neonazista
1 de 1 foto colorida de material apreendido pela PCRS com grupo neonazista - Foto: PCRS/Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e com a colaboração de unidades de polícia de outros estados, desencadeou operação para cumprir nove mandados de prisão e 23 de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem grupos neonazistas.

As ações ocorreram em cidades gaúchas e em Curitiba (PR), São Paulo(SP), Araçoiaba da Serra (SP), Ribeirão Pires (SP) e Fortaleza (CE), nesta terça-feira (14/11). As informações da Polícia do RS são de que sete grupos nazistas foram atingidos pela ação, e quatro estão no estado gaúcho. Houve ainda a apreensão de um adolescente e um dono de livraria.

O trabalho fez parte da terceira fase da Operação Accelerare, deflagrada em 6 de junho deste ano, resultado de um trabalho de inteligência conjunto.

Nos últimos meses, a Abin e a Delegacia Especializada de Combate à Intolerância da Polícia Civil gaúcha acompanharam as atividades do grupo extremista. A Abin identificou suspeitos por meio da pesquisa de históricos, da análise das tendências internacionais e do monitoramento de fontes abertas, e compartilhou as informações com o Gabinete de Inteligência Estratégica (GIE/PC) da PCRS.

O acompanhamento sistemático de lideranças neonazistas no sul do país, realizado pela Abin, foi intensificado em 2023, após a identificação de uma corrente mais extremista do grupo.

Mensagens nazistas

De acordo com informações da Abin, o grupo alvo da operação desta terça divulgava mensagens de caráter neonazista, antissemita e racista. “A principal finalidade era o recrutamento de jovens nas redes sociais para a prática de crimes graves, como ataques a escolas e a espaços públicos”, informou a Abin.

Durante as diligências realizadas na terceira fase da operação, foram apreendidos materiais de apologia ao nazismo e ao fascismo, celulares, equipamentos eletrônicos, armas brancas e simulacros de arma de fogo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?